Sim, daltônicos podem, porém, precisam tomar alguns cuidados especiais. Dependendo do tipo de daltonismo, pode ser um pouco desafiador.
Antes de 2012, daltônicos não poderiam dirigir. A lei mudou, mas está descrito na resolução 425/12 do contran — O conselho nacional de trânsito — que no teste do Detran, haverá material para verificar a correta identificação das cores Vermelha, amarela e verde.
Dependendo de quem aplica o exame na sua cidade, podem haver variações na rigidez. Sendo assim, é bom entender previamente seu tipo de daltonismo para averiguar se você conseguiria passar no teste.
Por que o Detran exige o teste de cores?
O tipo mais comum de daltonismo envolve alguma dificuldade para distinguir o verde e o vermelho, exatamente as cores dos semáforos. Ou seja, ter um grau de daltonismo mais alto pode tornar a direção algo um pouco mais delicado.
Ainda mais sensível é a questão de faróis de freio: pessoas com o subtipo de daltonismo chamado de protanopia não identificam luzes vermelhas. Ou seja, faróis de freio poderiam aparecer como uma luz quase apagada, o que poderia tornar o motorista mais propenso a acidentes que exigem um rápido reflexo ou casos de engavetamento.
Sou daltônico, e agora?
Para garantir uma boa experiência de direção, primeiramente, é importante entender o tipo de daltonismo e o grau de severidade dele.
A Gläsz produz óculos especiais para daltonismo produzidos de forma individual e personalizada, com prescrição médica. Dessa forma, é possível usar óculos que melhoram o contraste de cor para usos específicos, como por exemplo dirigir.
Entre em contato com a nossa equipe através do WhatsApp para entender onde é o local mais próximo da sua casa que realiza o exame de anomaloscopia, para encontrar a melhor solução possível.