Resposta curta: depende do tipo de daltonismo.
O mais comum é o tipo que confunde os tons de verde e vermelho, representando cerca de 9 em cada 10 daltônicos — aproximadamente 95% dos casos —.
Existe também o daltonismo que confunde tons de azul e amarelo, mas ele acaba sendo menos de 5% dos casos.
E por fim, existe o chamado “daltonismo total”, ou acromia. Aqui, é algo de menos de 0,2% dos casos. 1 em cada 100 mil pessoas teria essa condição.
Vale lembrar que estes números são aproximações, e variam de região para região e de país para país.
Também vale ressaltar que, assim como outros problemas de visão, existem graus diferentes de daltonismo, que vão desde uma pequena confusão entre cores, até realmente não enxergar a cor.
Por exemplo, graus mais severos do daltonismo verde-vermelho podem fazer com que dirigir apresente desafios, uma vez que a luz vermelha dos faróis de freio pode não ser corretamente. Ainda sim, daltônicos podem dirigir e , como falamos em mais detalhes em um outro blog post nosso.
Números do daltonismo no Brasil.
Cerca de 1 em cada 15 homens é daltônico. Ou seja, você conhece alguns daltônicos.
Para saber qual o tipo e grau de daltonismo, para encontrar tratamentos, ou mesmo receber a prescrição de um óculos, é possível fazer um procedimento chamado anomaloscopia.
Entre em contato com nossa equipe pelo WhatsApp para saber qual o local mais próximo da sua casa que faz este procedimento!
Suspeita que alguém que você conhece seja daltônico? Alguns testes online de daltonismo conseguem ajudar a pré-diagnosticar.